domingo, 6 de janeiro de 2013

David & Galileu

Ha, hoje a postagem é minha! Geralmente quando chegamos no hotel eu sou a primeira a dormir e a Juliana e a mãe acabam escrevendo nosso diário sem a minha participação, mas hoje quem dormiu foram elas! 
Último dia na região da Toscana e podemos dizer que conseguimos conhecer muito bem Florença, isso porque os principais pontos turísticos se concentram na mesma região. A cidade é antiga e histórica, é a  Itália do Renascentismo, dos Médicis, do Michelangelo, da Igreja Católica...
Chegamos em Florença à tarde, no dia 4, como não perdemos tempo já pegamos o mapa da cidade para sair turistando. Para começar, a Piazza della Signoria, a praça central de Florença, que data os séculos XVII e XIV. O Palácio Vecchio localizado na praça se destaca pela Torre de 1310 e pelas réplicas de esculturas famosas.
As David e o David
Palácio Vecchio
Cruzamos o rio Arno pela Ponte Vecchio, de 1345, a mais antiga da cidade, foi a única a sobreviver à Segunda Guerra e hoje sustenta as inúmeras lojas dos ourives de Florença. 

Loja de jóias da ponte
Na manhã do dia 5, a Juliana acordou com uma dor no tornozelo, não consigo imaginar o porquê, já que quase não andamos em nossos passeios, hahaha! Para a felicidade dela, fomos subir na Esplanada do Michelangelo, que tem uma das mais belas vistas panorâmicas da cidade. São APENAS seis quilômetros de subida pelo morro, e a a Juliana subiu mancando igual o Quasímodo! Segundo ela, valeu a pena!
Depois de recuperar o fôlego, a vista da Catedral
Seguindo para o centro da cidade encontramos um grupo de escoteiros italianos que estavam fazendo uma jornada por Florença. Foi bem fácil de reconhecer eles de longe, eram os únicos que estava vestindo shorts! A chefe deles ficou muito feliz de conhecer o Moose!

O cartão postal da cidade: Catedral de S. Maria da Flor, que começou a ser construída em 1296!! A fachada é inteira de mármore branco e riquíssima em detalhes. Vale a pena parar um pouco para apreciar a entrada. O interior não é tão grandioso assim, o que nos chamou a atenção foi a arte da cúpula, pintura a fresco do séculos XVI.


 A entrada na Catedral é franca, mas resolvemos subir a famosa Cúpula! A surpresa da Juliana foi descobrir 480 degraus! Sem elevador! Nem funicular, guindaste, escalada rolante ou qualquer outro conforto! Por aí tudo bem! Só que a subida é extremamente claustrofóbica, como diz a mãe, ela se sentiu como um carvoeiro de minas subindo as escadas estreitas da igreja. Mesmo mancando, a Juliana chegou até o topo!! 
Essa escada até que está espaçosa...
Mas a vista vale a pena!!!






E para dizer que realmente fomos à Florença, fomos conhecer o David! Sim, dizem que é como ir para a Dinamarca e não ver a Pequena Sereia, ou ir para a França e não ver a Monalisa... Tudo bem, SÓ QUE não pudemos tirar foto lá dentro. MAS É VERDADE!! A Juliana comprou uma miniatura para ficar feliz!
E hoje, para fechar nosso passeio pela região, pegamos um trem para Pisa! Sim, a conhecida torre, onde dizem que Galileu Galilei jogou as bolas de chumbo para concluir que a velocidade de queda dos corpos independe da sua massa! Ai ai, que emoção! (A Juliana cortaria isso do meu texto)
E nós SUBIMOS na Torre!! Só não pude levar as bolas de chumbo para ter as mesmas conclusões que Galileu...
Vista interna da torre

Vista lá de cima

E para quem não sabe, a torre não foi arquitetada para ser inclinada, ela começou a afundar, quando estava sendo construído o quarto andar, por causa do seu peso e da fundação (a torre é inteira de mármore e pesa quase 15 mil toneladas!!). 

E assim terminados nossos passeio por aqui, amanhã o lugar mais esperado pela Juliana, o que ela mais estudou e está ansiosa para conhecer! Roma!

4 comentários:

  1. Parabéns Ana! Vcs tem certeza que tão na Itália? Eu acho que é Japão...rssrr e o que o moose tava fazendo pendurado na torre? bjs

    ResponderExcluir
  2. Faltou a foto do Moose tentando desentortar a Torre de Pisa e faltou uma folha de parreira para tapar o pipi de David. Rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Alessandro eu acho que o moose que deixou a torre torta,rsrr foi com o peso dele...kkkk

    ResponderExcluir
  4. Thaly (gata,linda, maravilhosa)9 de janeiro de 2013 às 06:30

    Uhuuu altas fotenhas... então quer dizer que quase trouxeram o Quasímodo errado? aheuhauheuhauhuheue

    ResponderExcluir