quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

2013: o ano do Moose

Buona notte e buon Anno Nuovo! 
Desculpa não ter publicado nada antes, mas estávamos ocupadas demais comendo, matando as saudades dos nossos amigos italianos, nos divertindo e, mais uma vez, comendo! Então hoje, dia 02/01 (Feliz 2013 por falar nisso!), o post será bem longo e cheio de fotos.
Voltando ao dia 31/12, quando saímos de Paris...
Que triste que foi dar tchau para a cidade maravilhosa e iluminada de Paris... Mas foi por uma boa razão! 
Acordamos super tarde, umas 3 a.m., para irmos ao aeroporto Charles de Gaulle pegar nosso voo para Milão com conexão em Zurique. A Ana dormiu o caminho inteiro! Quase que tivemos que levá-la no colo!
A chegada até Milão pareceu ter demorado um século! É engraçado como o tempo passa devagar quando estamos ansiosas para ver alguém! Esse alguém, por sinal, se chamava Meraf, Samuele, Manuel e Martina, nossos amigos italianos que conhecemos no Jamboree (Acampamento Mundial dos Escoteiros, na Suécia em julho de 2011) e que não viamos desde então.
Quando chegamos em Milão, a Mery (Meraf), a Martina e sua mãe estavam nos esperando para ir à charmosa cidadezinha de Lecco, uma linda cidade rodeada de alpes e montanhas:





Chegamos na casa da Mery e fomos super bem recebidos pela Mamma dela, senhora Emanuele. Depois da nossa mãe parar de tagarelar com a Emanuele, super feliz porque os italianos entendem o português melhor que os franceses, saímos para buscar nosso amigo Manuel na rodoviária, já que ele mora em Caravaggio (perto de Lecco), e foi passar o Ano Novo conosco.
Nosso amigo Manuel
Meraf querida!
Foto super espontânea.. aham, super...
Os italianos são realmente um povo muito
querido e hospitaleiro
Depois de passearmos um pouco pela cidade fomos deixar a mãe na casa da Meraf, porque ela ia passar o Ano Novo com os pais da Mery enquanto que eu e a Ana saímos com o pessoal para encher a cara. Tá, brincadeira, fomos primeiro jantar na casa do Sasso (Samuele). Comemos pizza e macarrão (bem italiano mesmo...), e um bolo horroroso bem peculiar feito pela Mery, que mais parecia uma pedra que um bolo!


O "bolo"
Pela cara do Sasso podemos ver o quão delicioso estava...
É real! Os italianos falam MUITO ALTO! Eu e a Ana só ficamos ouvindo eles conversando a noite toda, sem entender nada, e dando risada do jeito que eles falam! Se quiserem ver um pouco da nossa ceia:



Esse que está no vídeo é o Manuel, que- de todos os elogios que eu tentei ensinar para ele, como "A JULIANA É LINDA"- só aprendeu a frase "CALA A BOCA JULIANA". Eu mereço mesmo... 
Depois da ceia super animada fomos até um show no qual o Sasso iria se apresentar tocando Taiko, um tambor japonês. Quem quiser ver como foi:

O show foi bem animado, como constatado pela expressão de felicidade do Manuel:



Tá, brincadeira, foi legal sim pelo menos nos primeiros 15 minutos.

Não consigo nem achar palavras para descrever a emoção de passar o Ano Novo sem o inédito show do Roberto Carlos na Globo! Aleluia!
Mas a tradição italiana de Ano Novo é bem diferente... Eles não usam roupa branca, não pulam ondas, não jogam sal para trás, não usam calcinha/cueca de cores simbólicas (por falar nisso, passei o Ano Novo de calcinha preta... é melhor essa superstição não funcionar hein!) e nem se abraçam direito na meia noite! De parecido com o Ano Novo brasileiro só a lentilha na ceia mesmo...
Depois do show super divertido fomos de novo na casa do Sasso para passar a noite. Jogamos Twister, conversamos e nos divertimos muito! 
A festa durou bastante heim...
Enquanto comemorávamos o Ano Novo de um jeito mais jovem e humilde, a mãe estava comendo 10 diferentes tipos de pratos chiquérrimos preparados pelo pai da Mery (que é chefe de cozinha), desde lula a vingrete até sorvete caseiro servido em um limão. Sem brincadeira, a mãe saiu rolando da mesa de tanta comida! Mas, segundo ela, tudo estava perfeito! Principalmente porque ela deve ter sido o centro das atenções no jantar (a mãe nem gosta de chamar a atenção né... cof cof cof). 
Foi maravilhoso! Não temos do que reclamar! Nem mesmo do frio de 0º em Lecco. Pena que tivemos de ir embora super cedo no outro dia, às 13h... Não vemos a hora de voltarmos lá! Quem for à Europa não deixe de passar em Lecco por um dia, irão amar a tranquilidade e a beleza da cidade!

Moose se despedindo da Mery
Vamos sentir saudades...
Os pais de Meraf, muito queridos!

La cara Nonna de Meraf
Adeus Manuel!!!
Deixando Lecco para trás (mimimi) fomos em direção a Mestre, uma cidade perto de Veneza. O dia 01/01/2013 foi um dia morto. Depois de darmos tchau para Mery e pessoal, só nos deslocamos de cidades e passeamos um pouco por Mestre, que não tem nada de muito diferente (mas é uma graça de cidade). 
Já o dia 02/01 foi MUITO LEGAL!
Começamos cedo nosso passeio! Acordamos às 6 a.m. e fomos para a maravilhosa e linda cidade de Veneza!
Infelizmente, choveu! Mas até com chuva Veneza tem seu charme!



A dica que eu dou para quem for lá é: SE PERCA! Jogue fora os mapas da cidade, porque eles são horríveis e confusos, e ande pelas ruelas super estreitas da cidade apreciando sua arquiteturas! 
Veneza é um lugar que esbanja charme e romance! Além das ruelas estreitas e escura, o ar gelado da cidade, adoramos também as máscaras de cerâmica, que são típicas de lá:


Até o Moose ganhou uma!

Para os que não sabem, as máscaras começaram a ser usadas nos bailes em Roma, nas festas chamadas 'Saturnais', quando os escravos podiam se cobrir com as máscaras e celebrar a festa na companhia da aristocracia sem serem descriminados. A tradição romana se espalhou e chegou à Veneza, que começou a celebrar o 'Carnaval de Veneza' desde o século XVII e dura cerca de 10 dias. Já vou começar a juntar o dinheiro para pular o carnaval veneziano.
Não tem como ir à Veneza e sair de lá sem pelo menos uma máscara! Acho que se vissem o Moose com a máscara dele iam contratá-lo para ser o 'Alce Propaganda'!


Chega do Moose! Um pouco de Veneza com nossa cara:





Adeus Veneza! Um dia vou passar o Carnaval ai!
Agora estamos em Mestre e iremos amanhã para Rovigo, outra pequena cidade de 50 mil habitantes na qual mora uma amiga de infância da mãe, a Cristiane. 
Hora de sair! Um beijo de todas nós para vocês, principalmente para o Alessandro Wennglark, que está de aniversário hoje (PARABÉNS ALE!), e um ótimo começo de 2013 para todos (porque o nosso está perfeito!) 

4 comentários:

  1. Amei ler tudo isso e cada dia me apaixono pelas fotos do Moose. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Kkk
    Ler o blog tá muito legal,eu viajo junto com vcs....
    Bjs
    buona notte

    ResponderExcluir
  3. que lindooo.. amo voces meus amores. se divirtam ... vou adotar o musi , ele vai ter direito a uma terça parte dos poços de petroleo e dos 10.500 camelos . are baba

    ResponderExcluir
  4. Que vontade de conhecer esses italianos!!
    O Moose ficou uma graça de máscara! Amei!

    ResponderExcluir