sábado, 7 de maio de 2016

onLy Lyon

AEE! Finalmente baixou o santo do Chico Xavier, a inspiração do Tiririca, a inteligência de Mano Lima e a animação da Rainha do Baixinhos, de modo que, ALELUIA IRMÃOS, resolvi escrever a última postagem do blog.
ALEELUIA, ALEELUIA!
Pelos meus cálculos, paramos nossas aventuras na super agitada cidade de Zaragoza. Então, vamos continuar a narra”sseira”, como diriam alguns amigos nossos..

Dia 09/01/2016: 
Partimos de Zaragoza novamente em direção à melhor cidade do mundo, BARCELONA! Mas dessa vez foi só para devolver o carro, não tomamos sangria nem passeamos pela Rambla, pois nosso ônibus saia às 22h em direção à maravilinda cidade de... Lyon, habitat natural de uma das espécies beduínas Portes.


 Alguns dias antes, a nossa queridíssima Zaza disse que teria comprado as passagens em um ônibus MA-GA-VI-GO-SO, com Wi-Fi, de dois! andares e que teríamos a viagem das nossas vidas. Para encurtar o sofrimento, foram 10 horas de viagem, das quais 8 horas eu passei chorando e socando o banco de pedra extremamente macio, e as outras duas passei xingando a Ana Luiza, que roncava animadamente grudada em seu travesseiro e sua cobertinha.


Depois da tragédia que foi a viagem, chegamos, enfim, finalmente, graçasadeus, amémxexus, na cidade de Lyon!
Antes de especificar nosso passeio, cabe descrever um pouco como funciona Lyon, pelo menos no geral. A cidade é, como quase todas as cidades dazEuropa, dividida por um Rio, ou melhor, dois rios (que se encontram um pouco mais para baixo) o Saône e o Rhône, sendo que a parte oeste do Rio é chamada Fouvière, que é um morro inclinado de deusdocéu e abriga a parte mais antiga da cidade, enquanto que, no outro lado do rio, a Confluence apresenta construções mais recentes e um toque mais de cidade grandje (pelo menos foi essa a impressão que eu e a Dona Andrea tivemos).

Mapinha maroto para todo mundo ficar ligado naixxx paradas de Lyon
Dia 10/01/2016:
Voltando às nossas aventuras, o primeiro dia na cidade Lyonense foi mais tranquilo, buscando reconhecer o perímetro e tentando confiar no senso de direção da Ana Luiza. Conhecemos a residência que a minha irmãzinha está habitando, que é muito fofa (a residência, não a ~irmãzinha~). Sem contar que fomos recepcionadas na residência pelo Toalhafante (ou sei lá o que era para ser isso):


Depois, pegamos o mais antigo metrô de Lyon, o Funicular (ou funiculéé, como diz, com biquinho francês, a Ana), para descer até a parte mais antiga de Lyon e almoçar alguma comida típica “lyonnais”.
Como primeira parada, fomos para a Vieux Lyon, uma rua super txutxuquinha cheia de restaurantes tradicionais de dar água da boca! O prato típico da cidade é o bouchon, um prato de-li-ci-o-so de tripas de porco, ou melhor, deve ser delicioso, porque ninguém se arriscou a comer! Ainda assim, conseguimos comer algumas comidas típicas francesas, como uns saussissons e uns peixes chiquetósos.
Depois da comilança, saímos passear na região, conhecendo a praça Bellecour, com sua estátua do Rei Sol (Louis XIV) e os rios que cortam a cidade.


Comidinha típica de almoço.

LINDASS NÃO?


Meu novo corte de cabelo, lindo não?
Encontramos o Jairo perdido na Vieux Lyon!!
Tendo em vista que nossa noite de sono (lê-se “nossa” = minha e da mãe) foi terrível, levamos a mãe na casa de nosso amigo francês Micael, que hospedou, e muito bem, nossa amada mamãe durante nossa estadia em Lyon, enquanto eu e a Ana voltamos para a Residência para descansar.

Dia 11/01/2016:
Finalmente descansadas, acordamos cedo para turistar pela cidade! Encontramos a mãe e partimos em direção ao Théatres Romains, local que abriga antigas ruínas romanas de Lugdunum (antiga Lyon), uma vez que a cidade foi a capital de Gaules a partir de 27 d. C., quando o Império Romano era fabuloso e conquistava geral.
"Solta o cabelo SSuliana, vai ficar linda SSSSuliana" PORTES, Andrea.
Seguimos em direção à  maravilhosa Basilique Notre-Dame de Fourvière, datada de 1884, na qual podemos ter uma vista panorâmica da cidade, já que a Basílica fica em cima da Colina Fouvière.
Vista de Lyon
Basilique Notre-Dame de Fourvière
Basilique Notre-Dame de Fourvière
Como somos ingênuas e confiamos cegamente na Ana Maravilinda, descemos morrendo a pé a Colina Fouvière em direção a Vieux Lyon (admito que era mais fácil deitar e rolar colina abaixo, de tão íngreme que é o trabusco!).


Chegando, finalmente, na Vieux Lyon, nossa guia turística Ana Luiza nos mostrou uma das coisas mais sensacionais da cidade, os traboules! *PAUSA PARA FATOS HISTÓRICOS* - Antigamente, a cidade de Lyon era muito voltada para a fabricação de seda. Como forma de proteger a peça de seda da chuva e viabilizar o transporte desta, foram construídas “passagens secretas” entre as ruas da cidade, espécies de túneis que passam no meio dos prédios, que são denominados traboules. Somente na Vieux Lyon existem 125 traboules!! Infelizmente, grande parte destes foram fechados, acho que era porque brasilerada que visitava os traboules passava gritando e incomodava os vizinhos, ai resolveram fechar para preservar a sanidade dos habitantes.

Primeiro traboule explorado!!

SHIIIU
Após visitar alguns dos traboules, seguimos o passeio até a Bellecour, conhecendo o Hôtel de Ville e o prédio da Prefeitura de Lyon. A Ana tá tão famosa naquela cidade que nos contou que já foi até chamada para uns coquetéis na prefeitura! AY QUE RYCA!

Beyonce no chinelo perto de nÓiSsS
Para fechar o dia da melhor maneira possível, realizamos nosso sonho de andar de bicicleta! Alugamos uma Velov, a bicicleta de Lyon, e passeamos pela margem do Rio Rhône.

Não me atropela, Seu Moçoooo
"Não escolhi a ViDa LoKa, a ViDa LoKa me escolheu..." PORTES, Andrea,
Muito amor envolvido <3
Musa, linda, diva, deusa, feiticeira!
Dia 12/01/2016:
O dia foi reservado para conhecer a região Croix-Rousse, região que fica localizada na outra colina de Lyon (eita cidade cheia de colina! Ana vai voltar bombada de lá sóquenão). Foi nessa região que se instalaram as principais fábricas de seda da cidade, tanto que é curioso perceber que o primeiro andar dos prédios tem um pé direito de cerca de 4 metros de altura, pois eram ali que ficavam as máquinas de tecer seda!
Aproveitamos o dia para conhecer um pouco mais da cultura da seda, visitando a Maison des Canuts, onde pudemos conhecer um pouco  da história sobre a fabricação da seda e as curiosidades sobre os artesões, como o fato de grande parte deles se tornar surdo, tendo em vista o estrondo muito alto que as máquinas faziam, assim como ficavam cegos depois de anos, já que forçavam muito a vista para acertar o desenho na seda durante a noite (cadê o adicional de insalubridade e periculosidade para esse povo??? AVANTE TRABALHADORESSS). 
Defesa de direitos dos trabalhadores tecelões à parte, ficamos apaixonadas por essa parte da cidade, principalmente com as pinturas nos muros! 




Para tornar nosso passeio ainda mais divertido, conhecemos um dos amigos da Ana, o Fabien, com que tomamos um café e conversamos um pouco sobre Lyon e sobre o Brasil (o Fabien é apaixonado pelo nosso Brasil Varonilll, e não vê a hora de viajar para cá!).

Dia 13/01/2016:
Acordamos cedo para aproveitar ao máximo nosso penúltimo dia de viagem (nããão!!!).
Como já tínhamos conhecido grande parte dos pontos turísticos de Lyon, resolvemos conhecer Annecy, uma cidade que fica próxima a Lyon e é ponto de parada do pessoal que vai esquiar na Suíça.

Inovamos nossa forma de transporte  e fizemos o famoso BLABLACAR! Na hora que alugamos não tínhamos entendido o por quê do nome “blabla”, mas foi só depois de ouvir a Ana Luiza falando SEM PARAR por quase 3 horas que entendemos a ideia por trás do nome. 
O blablacar é uma espécie de Uber para caminhos mais longos, ou seja, a pessoa que vai viajar de Curitiba para Campo Largo e tem 3 lugares sobrando no carro vende esses lugares para alguém que vai fazer o mesmo trecho. A ideia do blablacar não é lucrar pelo transporte de pessoas, mas conversar com alguém novo e fazer o trecho da viagem mais agradável! Valeu muito a pena e com certeza faremos de novo!
Depois da blablaviagem, chegamos à encantadora cidade de Annecy! Enquanto a mãe pulava de alegria de estar em uma cidade tão linda e charmosa como Annecy, eu e a Ana estávamos procurando no Google “técnicas de hibernação para não morrer de frio”

Primeira foto da Anta Luiza em Annecy
GENTE DO CÉU, QUE CIDADE FRIA! Em todas as fotos a gente tirava no par ou ímpar quem iria abrir mão de uma das luvas para capturar o belo momento.
Apesar do tenebroso horripilante extremo frio, nos apaixonamos pela cidade! Com um toque veneziano, a cidade tem um charme indescritível, com lindas montanhas, um lago incrivelmente azul e paisagens xuxuzentamente divinas!
Falando em xuxuzenta, não podia deixar de falar do nosso delicioso almoço. Enquanto Lyon nos recebeu com tripas e bucho para o almoço, Annecy nos recebeu com uma deliciosa refeição tradicional feita de batata e queijo, o famoso Tartiflette. Tem combinação mais certeira que batata e queijo??





Eita Tartifflete deliciosooo
Melhor Tiramissu do mundo <3

Finalizando o dia delicioso, demos au revoir à Annecy e retornamos ao habitat natural da espécie Zaza.

Dia 14/01/2016:
Depois do frio que passamos em Annecy, Lyon parecia ainda mais um paraíso! Aproveitamos nosso último dia na cidade para conhecer um pouco dos museus lyonenses (nem sei se existe essa palavra, mas ficou LINDJAAA).
Nossa primeira parada (minha e da mãe, já que a Ana já conhecia) foi o Museu de Miniaturas do Cinema. GEENTE, ISSO SIM QUE É MUSEU! O lugar era SEN-SA-CI-O-NAL! Era cheio de objetos originais usados em filmes famosos, como a máscara de Davy Jones, do filme Piratas do Caribe, um cenário só para o Grande Hotel Budapest, a Alien Rainha do filme Alien, o cenário oficial do filme Perfume, entre outros.
Seguimos para ao segundo museu, o de Marionetes de Guignol. (HISTÓRIA DA MARIONETE).
O passeio foi bem legal, e foi ainda mais interessante ver que as escolas fazem várias excursões com os alunos para o museu, a fim de ensinar um pouco da cultura da cidade para as crianças! Ai que gracinhaaa!
E, por fim, para dar adeus ao nosso passeio, fomos convidados pela família francesa da Aninha para uma janta especial. A Ana conheceu a Marie-Claude e o Jean-Pierre através de um site Lyon Internacional, no qual você cadastra e as famílias lyonenses te chamam para jantar e conhecer um pouco da cultura de Lyon, dos pratos típicos. Eles a acolheram de uma forma muito amável na cidade e viraram bons amigos.
Como moram em uma região mais afastada de Lyon, pegamos o ônibus e seguimos em direção à casa deles. A janta foi ótima! Fomos muito bem recebidas, demos muita risada com eles e entendemos o porquê da Ana ter tanto carinho por aquele casal! Além de muito engraçados, eles são ótimos de conversa além de maravilhosos anfitriões. Para a janta tivemos outra especialidade da região dos alpes, a Raclette, uma refeição composta de queijo, batata e carnes frias. 
A sobremesa foi Galette des Rois, uma sobremesa que é tradição  na época do Natal e é feita para comemorar a visita dos Reis Magos ao menino Jesus. O curioso e divertido da sobremesa é que dentro da torta está escondido o la fève, que pode ser um objeto qualquer, e a pessoa que pega o pedaço que a fève está escondida se torna a Rainha ou o Rei da noite! No nosso caso a Rainha Ana teve direito até à coroa!!!

Ana foi a Rainha da noite!
Muito obrigada por tudo!! Mercy!
A noite não podia ter sido melhor, sendo que voltamos para a casa mais feliz do que nunca, de ver que a Aninha estava sendo muito bem tratada e bem recebida em Lyon, que, por sinal, apresentou-se como uma cidade muito gostosa e aconchegante!

Dia 15/01/2016:
Infelizmente, como sempre, a felicidade da pobretaiada não dura muito tempo D:
Não bastasse ser o dia de ir embora de Lyon, a nossa reluzente mãe, como forma de agradecer a hospitalidade da Cumadi Ana Luiza, resolveu fazer uma SUPER FAXINA, sim, vocês ouviram bem, FA.XI.NA, no quarto da Madame. É claro que eu fui a funcionária do mês escalada para a limpeza “JSSSSSULIAAANA, LIMPE OS ARMÁRIOS DE SUA IRMÃ SSSSULIANA... JSSSSULIANA, TIRE O PÓ DAS GAVETAS DE SUA IRMÃZINHA, QUE NOS RECEBEU TÃO BEM JSSSULIANA” “JSSSSULIANA, QUE TAL FAZER UMA MASSAGEM HIDUÍSTICA NAS COSTAS DE SUA IRMÃZINHA”.
Apesar do sofrimento de ter que limpar o quarto da Jabironga,  o sofrimento maior estava por vir. *PAUSA DRAMÁTICA*
HORA DE DAR ADEUS.
Seguimos para a estação do trem que nos levava para o aeroporto e, depois de longos chororôs (da Ana Luiza, porque eu não chorei nada) e de longos e mais looongos abraços, deixamos nossa Zazazinha (BUÁÁÁÁ) na cidade de Lyon (QUEM DEVIA ESTAR CHORANDO ERA EU, JÁ QUE ELA VAI FICAR NA CIDADE MARAVILHA E EU VOLTANDO PRA VIDA DE TRABALHADORA RUPESTRE!).
Ne me quitte paaaaas
MAS A SUPRESA ESTAVA POR VIR.
SIM.
FOI NO AEROPORTO QUE VIVI O MOMENTO HISTÓRICO DE MINHA VIDA:

NEVE!!!!!!!!
FINALMENTE, não podia viajar mais uma vez para o inverno desgramado e não ver neve né!!!
E assim terminou nossa aventura pela Espanha e França, repleta de piadas internas (como o susto de JSSSSULIANA) e de ótimos momentos.

JÁ ESTAMOS COM SAUDADES DE VOCÊ ZAZA!!! 
Ps: E a Zaza ainda ganhou surpresinha debaixo do travesseiro, quando voltou para a casinha maravilinda dela:
Te amamos Zaza! Ou Anna Louise, hehehe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário